Lendária Nadia Gamal!

Há algumas versões diferentes sobre a origem de Nadia Gamal. Alguns dizem que ela é libanesa, mas morou no Egito. E outros dizem que ela é egípcia, mas logo mudou-se para o Líbano.

Na verdade, segundo pesquisas de Lívia, do site Arabesc, Nádia Gamal nasceu no Egito, mais precisamente na Alexandria, porém de origem italiana e grega. Viveu no Líbano por muitos anos e adotou o país dos cedros como sua pátria, a pátria que ela escolheu e que a coroou como a "primeira dama da dança do ventre". 

Nádia nasceu em 1937, fez sucesso principalmente nas décadas de 50 e 60 e foi a responsável pelo surgimento da primeira escola de Dança do Ventre em Beirute, Líbano.

Teve uma longa parceria com o derbakista Setrak. Dançou e ministrou aulas nos Estados Unidos, Canadá e Europa e foi dona de incrível interpretação musical e de grande dramaticidade.

Ainda segundo o estudo de Lívia, Nadia não teve filhos, o que dificulta bastante a manutenção de sua biografia, já que a família acabou. Sabe-se ainda que ela foi seguidora da escola da Badia Bassami e sua mãe também dançava no "cassino". 

Nádia veio a falecer em 1990 de câncer de mama com muito sofrimento.

Conheça mais sobre a talentosa bailarina Nádia Gamal.
Fonte: www.arabesc.multiply.com


Nenhum comentário: